Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Pará, doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ – Rio de Janeiro). Mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pós-graduada (latu sensu) em Educação e Tecnologias, com habilitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem, pela Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência na pesquisa CienciArte no âmbito da formação inicial em Fisioterapia, no uso de tecnologias, metodologias ativas e de estratégias criativas para ensino em saúde na Fisioterapia.
Bacharel em Comunicação Social, Especialista em Gestão Estratégica e Marketing com aperfeiçoamento em Educação e Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Fernando ingressou em 2022 como discente especial no Doutorado em Difusão do Conhecimento.
Em sua trajetória, trabalhou com marcas como Perini, Colégio Módulo, Concord Distribuidora, Tia Sônia, Toro e Café Cancun, além das implementações da incubadora de base tecnológica – Estação de Inovação Quitandeiros – e do Sistema Local de Inovação da UFOB. Atuou ainda como orientador de projetos mercadológicos da Empresa Jr. de Administração da UFBA, como instrutor pelo SENAC e é facilitador credenciado do Instituto Endeavor, no qual coordenou o projeto de empreendedorismo e inovação Bota pra Fazer.
Atualmente está como docente no curso de Administração da Faculdade Brasileira do Recôncavo e chefe do Núcleo de Design e Publicidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Fernando possui certificação avançada em marcas pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual e é pesquisador nos campos da criatividade, empreendedorismo, marcas e inovação.
Conteudista dos perfis @falandodemarca e @ufrb_edu na rede social Instagram, é autor dos livros Marca: da Concepção à Proteção e Propriedade Intelectual: Estudos Prospectivos e Inovação Tecnológica.
PhD em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior Técnico, Mestre e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) . Membro dos grupos de pesquisas Compósitos Lignocelulósicos (UNESP/Botucatu), IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research (Universidade Técnica de Lisboa) e Grupo LOGO (UFSC) em linhas de pesquisas de desenvolvimento componentes técnicos para a indústria automobilística e ferroviária, e sistemas de gestão de Ecodesign e sustentabilidade de produtos e processos. Possui experiência como designer automotivo (Mercedes Benz do Brasil), gerente de design (Maquinas Agrícolas Jacto) e diretor de P&D (Ancel – Tecnologia em Compósitos). Atuou como coordenador do curso de Design da UFRN, como idealizador e coordenador do grupo de pesquisa ECOAR – Design, Inovação e Sustentabilidade e do Núcleo de Design, Inovação e Sustentabilidade da UFRN (NDIS). Atualmente é professor associado do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor permanente do programa de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN (MPInova). Atua na área do Industrial Design, com ênfase em Criatividade para negócios, Desenvolvimento e Gestão de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Criatividade, Design Estratégico Sustentável, Materiais Compósitos Naturais, Eco-Design, Sustentabilidade, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Análise de Ciclo-de-Vida (ACV/LCA) de Produtos e Processos e Avaliação Ambiental Estratégica.
Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal. Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela EACH/USP. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Marketing pela FECEA/PR. Formado em Administração pela FECEA/PR. Experiência de 25 anos – como Conferencista, Professor e Facilitador – em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas com temas relacionados a Soft Skills. Atualmente cria e ministra cursos presenciais e on-line para líderes e servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Graduada e Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas e cursando doutorado na mesma instituição. Participa do grupo de Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, sediado na PUC-Campinas. Membro colaborador da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CriaBrasilis) como tesoureira. Em sua pesquisa de mestrado, o tema estudado foi o impacto da pandemia da Covid-19 na criatividade dos professores. Em sua pesquisa atual, busca compreender e desenvolver projeto de vida para pacientes pré e pós cirurgia bariátrica. Atua também como psicóloga clínica a partir da abordagem da Análise do Comportamento.
Adriana Rocha de Campos, sou votorantinense, mas resido atualmente em Sorocaba. Estudei em escola pública, e depois cursei História na Uniso. Posteriormente, voltei a Uniso onde estudei Pedagogia Administração, porém não conclui. Estudei como bolsista da Prefeitura de Sorocaba, pela FAAP onde fiz Pós-graduação em Gerente de Cidades.
Estou no 7o. ano no Conservatório João Baptista Julião, e estou no Ulpan I do Curso de Hebraico do Instituto Rosen da Universidade de Israel. Sou Professora da rede Pública Municipal de Sorocaba , e atualmente trabalho na Biblioteca Municipal de Sorocaba, onde sou responsável pela parte Infantil. Minha monografia no Curso Gerente de Cidades foi sobre a Criação do MACS – Museu de Arte Contemporâneo de Sorocaba.
Ana Paula Granado pedagoga, psicopedagoga, especialista em neuroaprendizagem, especialista em AH/SD e mestranda em psicologia do desenvolvimento e educação . Sou professora da Secretaria de Educação do DF e membra do Grupo Integrador de Extensão e de Pesquisa em Altas Habilidades/Superdotação do IFPB
Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Pará, mestranda em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde realiza pesquisa na interface saúde e arte, mais especificamente investigando a inserção das artes no ensino de saúde no campo da fisioterapia. É especialista em Educação e Tecnologias, com habilitação em metodologias ativas e aprendizagem, pela Universidade Federal de São Carlos, cujo trabalho de conclusão de curso investigou as relações entre as Metodologias Ativas e as Tecnologias Assistivas em saúde, dos recursos artísticos aos digitais.
Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas. Atualmente, está cursando mestrado na mesma instituição. É membro do grupo de Avaliação Psicológica do Potencial Humano, sediado no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas (LAMP), na PUC-Campinas. Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, criatividade, inteligência e altas habilidades/superdotação. Em sua pesquisa atual, o tema estudado tem sido as características socioemocionais de crianças com altas habilidades. Membro da equipe editorial da Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação (RECRIAI), membro colaborador da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis), e membro associado do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD).
Doutora em Administração pelo PPGA Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Especialista em Recursos Humanos na Gestão de Negócios (2004) e graduada em Psicologia (2000), ambos pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente, é professora de graduação e de pós-graduação lato-sensu na Universidade Nove de Julho nos cursos de Psicologia e Administração. Leciona nas modalidades presencial e EaD as disciplinas: Psicologia, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão da Captação de Talentos e Desenvolvimento de Competências, Ética, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio Supervisionado e atua como orientadora em trabalhos de Iniciação Científica. Foi professora colaboradora do PET/MEC Uninove – Programa de Educação Tutorial – Administração e Direito, no qual eram desenvolvidos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (2010 a 2014).
Possui interesse nos temas: Criatividade, Criatividade nas Organizações, Rotinas Organizacionais, Competências, Capacidades Dinâmicas, Capacidade Absortiva, Linguagem Fílmica, Games/Gamificação nas Organizações, Estética e Artes na Administração, Psicologia, no Ensino e Pesquisa.
Doutoranda em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho (UMinho/Portugal). Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade, pelo Centro de Ensino Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra). Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Professora Assistente na Universidade do Estado do Amazonas (Uea), curso de Licenciatura em Pedagogia. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Escola Normal Superior (UEA); Líder e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação inclusiva e o Aprender na Diversidade (UEA). Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD ? Biênios 2013/2014, 2015/2016 e 2017/2018. Membro da Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação nas Altas Capacidades Intelectuais – REINEVA. Experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase nas áreas de: Educação de pessoas com altas habilidades/superdotação; Educação Especial; Educação Inclusiva; Psicologia da Educação; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Neuropsicopedagogia; Processos de ensino e aprendizagem; Neurociência e aprendizagem.
Possui graduação – licenciatura – em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996/2001). Atualmente é Docente da Faculdade de Educação da Unicamp, Departamento de Psicologia Educacional, Membro do Grupo de Pesquisa DiS (Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação: estudos surdos, do racismo, gênero e infância), Presidente da ABEP-Associação Brasileira de Ensino de Psicologia e Presidente da ALFEPSI-Associação Latinoamericana de Formação e Ensino em Psicologia. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, racismo e preconceito, ensino de psicologia, juventudes, formação de professores e escola. Desenvolve pesquisas voltadas para o estudo do preconceito racial no Brasil e para as ações afirmativas, bem como para as questões de gênero e homofobia, a partir do recorte teórico das representações sociais. Dedica-se atualmente ao estudo da Psicologia Africana. Em 2012 recebeu o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, concedido pela Universidade Estadual de Campinas; em 2015 recebeu a Medalha Força da Raça, por suas contribuições em prol da educação para as relações étnico-raciais; em 2017 recebeu o diploma de Mérito Darci Ribeiro, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, por suas contribuições para a educação do município de Campinas.
Possui graduação e Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade de Brasília. Obteve seu PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (Uconn) nos EUA, especializando-se, nesta universidade, em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). É atualmente professora adjunta do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Foi sócia fundadora e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação. Foi eleita presidente desta instituição para o biênio 2019-2020. Fez pós-doutorado na área de testes psicológicos no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela obra organizada “Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade”, Ed. Papirus.
Pós doutorado em andamento pela Universidade São Francisco na área de medidas psicométricas. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP. Mestrado e Graduação em Psicologia pela mesma universidade. Ocupa o cargo de primeira secretária da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e é membro do Grupo de Trabalho Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua sobre os principais temas: avaliação psicológica, habilidades cognitivas, pessoas com deficiência, inclusão, educação, inclusão escolar.
Possui Mestrado pela PUC-CAMP e doutoranda pela mesma Universidade na área de avaliação psicológica. Tem formação clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Psicoterapia Cognitivo Comportamental – IPC. Faz parte da Criabrasilis, como segunda secretária.
Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência pela PUC-Campinas. Atualmente é professora no curso de Psicologia na UNISO. Possui experiência na orientação e formação em serviço de professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas públicas e particulares. É colaboradora do grupo de pesquisas do LAMP – Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas (PUC-Campinas) onde participa de estudos de validação e atualização de normas de instrumentos que avaliam temperamento e criatividade. É membro do grupo de estudos do GEPEM (FE-UNICAMP), que estuda o desenvolvimento da moralidade no contexto escolar. Foi membro de uma equipe multidisciplinar internacional com a responsabilidade de desenvolver parâmetros de avaliação e conteúdo para um aplicativo educacional voltado à crianças lançado no Chile no segundo semestre de 2015. É graduada em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Mackenzie (1985) e em Psicologia pela Universidade Paulista (1991).
Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), e Doutora em Educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professora Associado IV, aposentada, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Lecionou em diferentes cursos de licenciatura, de graduação plena, e cursos de pós-graduação lato e stricto-sensu. Elaborou o projeto e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão – Modalidade Profissional (CMPDI), criado pela CAPES em 2013, da área 46-Ensino, no período de 2013 a 2017. Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da UFF. Colaboradora no Programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC-EBS/FIOCRUZ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 e líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordenadora das atividades de extensão do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), da Escola de Inclusão, com apoio da CAPES (Novos Talentos e PIBID), PROEXT/MEC e FAPERJ. Autora de artigos e capítulos de livros. Membro do Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no período de 2003-2012 e 2016 até a presente data. Presidente do ConBraSD no biênio 2011-2012. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) no período 2015-2018.
Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Desenvolve pesquisas e trabalhos na área de criatividade, saúde mental, mentoria e escrita criativa. Professora do Curso de Especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações da PUC-Campinas. Poeta e Escritora com 5 livros publicados. Laureada com o Troféu Fumagalli 2001 (patrocinado pela empresa Arvin Meritor). Ministrou aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de: Psicologia, Recursos Humanos, Formação de Educadores, Direito, Comunicação, Arteterapia na PUC-Campinas, Academia Brasileira de Jornalismo Literário e Fundação Brasil Criativo. Ex-Presidente da Academia de Letras e Artes de Jundiaí e membro diretor da Criabrasilis. Consultora na área de criatividade tendo realizado trabalhos para IBM, Alcoa, Editora Abril, IDORT, Unilever, SESI, SABESP, Grupo Benassi, dentre outras. Participa de congressos científicos no Brasil e no exterior. Contato:denisebragotto@yahoo.com.br
É psicóloga (UBC), mestre, doutora e pós-doutoranda em Psicologia (PUC Campinas).
Atualmente é docente de Psicologia (Centro Universitário São Camilo – CUSC).
Pesquisadora de avaliação psicológica, especialmente no contexto escolar. Consultora em assunto escolares (com ênfase em Dotação e Talento, Criatividade, Estilos de Aprender, Estilos de Pensar e Criar, Bullying e Cyberbullying, Estilos parentais, Tecnologias) e diagnóstico de clima organizacional. Além de experiência anterior em gestão de pessoas (celetista e consultoria própria).
Tem trabalhos publicados como capítulos de livros, um deles compôs a livro que ganhou o 57o. Prêmio JABUTI, 2015 (2o. lugar, categoria: Educação e Pedagogia).
Também tem trabalhos científicos publicados em periódicos (nacionais e internacionais) com sistema peer review, e outras publicações como ANAIS de eventos.
Participa do Conselho Brasileiro para Superdotação (sócio 323), Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis), Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), ex-sócia da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).
É parecerista ad hoc de 15 periódicos científicos com sistema peer review
💡 Felipe Zamana, MSc is the Pedagogical Coordinator and National Leader (Portugal) of World Creativity Day, and Founder of Creativity Seriously. He is a Creativity Professor, Designer, Consultant, and TEDx Keynote Speaker. Currently, he is dedicated to exploring Creativity applied to Education, Personal Growth and Development, and writing a book about the history of Creativity.
Felipe Zamana, MSc é Coordenador Pedagógico e Líder Nacional (Portugal) do World Creativity Day, e Fundador do Criatividade a Sério.. É Professor de Criatividade, Designer, Consultor, e Palestrante TEDx.. Atualmente, dedica-se a explorar a Criatividade aplicada a Educação, ao Crescimento e Desenvolvimento Pessoal, e está escrevendo um livro sobre a história da Criatividade.
Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestre e Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na linha de pesquisa em Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica, bolsista Cnpq (2014-2016) e Capes (2016-2019). Especialista em Psicologia Clínica, de linha Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Certificada em Terapia Racional Emotiva Comportamental – Primary pelo The Albert Ellis Institute, em Avaliação de Stress em Empresas pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Possui aperfeiçoamento em Comportamento Suicída: estratégias de Prevenção pela Universidade de Campinas. Atualmente é docente no curso de psicologia da UNIFACP, e do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Secretária da Associação de Criatividade e Inovação – CRIABRASILIS
ArtScientist, Doutora em Ciências, FMUSP; Especialista em História da Arte, PUC-RJ; Licenciatura Educação Artística / Habilitação História da Arte – UERJ; Presidente Federação dos Artes Educadores do Brasil, biênio 2008/2010; Presidente da Associação dos Arte Educadores do Rio de Janeiro, 2005/2014; Professora Universitária; Professora Artes Visuais na Secretaria Municipal de Educação do RJ e Instituto Municipal Helena Antipoff, Centro de Referência em Educação Especial; Trabalhos artísticos aquarela e escultura. Pesquisa: Bioética e Criatividade.
Mestre em Psicologia na PUC Campinas, Especialização no Desenvolvimento do Potencial Humano pela PUC Campinas (2011) e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é Professora, supervisora de Estágio e Supervisora de TCC nos cursos de Psicologia, Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em RH. Foi bolsista CNPQ – linha de pesquisa de Avaliação Psicológica do Potencial Humano,foco de pesquisa concentra-se no Estudo da Criatividade nas Organizações. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional com foco em temas como Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima, Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de Potenciais, Retenção de Talentos entre outros. Na área de Psicologia Clínica realizou atendimento a crianças, adolescentes e adultos. Realizou iniciação científica com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: residência terapêutica, pacientes asilares, reforma psiquiátrica e desinstitucionalização. Foi bolsista pela PUCPR/ CNPQ, produzindo e publicando artigo científico e apresentando em Congressos, Seminários e Reuniões.
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Educação: técnicas e métodos de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Teóloga pela Faculdade de Teologia Integrada. Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduanda em Psicologia pela FAE Centro Universitário. Possui experiência da área de Educação, com particular interesse nos seguintes temas: Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação, Identidade, Resiliência, Alteridade, Afetividade. Atua na docência em cursos de pós-graduação, na extensão universitária, na orientação familiar, na formação de professores e no contexto clínico (por meio da identificação e do enriquecimento de crianças, adolescentes e adultos superdotados). Membro do Conselho Brasileiro para Superdotação e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação.
Tem 53 anos, é engenheiro agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1989), especialista em comércio exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/FGV/RJ – 1990), mestre em economia rural (UFRGS – 1993), doutor em Administração (UFRGS ? 2002). Atualmente é Assessor da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS/Tecnopuc. Professor Adjunto TI 40 da Escola de Negócios da PUCRS e sócio-fundador da Villwock Consultores Associados Ltda, desde 1997. Foi Coordenador Técnico do PACTO ALEGRE. Gestor de Relacionamento do Tecnopuc/PUCRS. Fundador do CriaLab – Lab. de Criatividade do Tecnopuc. Coordenador da Rede Inovapucrs. Coordenador do Núcleo Empreendedor da FACE/PUCRS, Coordenador dos Grupos Temáticos da Rede de Inovação e Prospecção do Agronegócio para o Rio Grande do Sul (RIPA/RS). Coordenador do MBA em Economia e Gestão de Agronegócios – Unisinos, em parceria com PENSA/FIA/USP de 2005 a 2006. Consultor contratado pelo IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura para atender as necessidades do PCT-IICA / Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, no que se refere a ao Planejamento do Desenvolvimento Agrícola, envolvendo o Programa de Reaparelhamento da Coordenadoria de Planejamento de Políticas Agrícolas do Governo do Estado – CEPA/RS, de 1998 a 2002. Consultor da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do RS – SAA, na elaboração do Projeto ?PRÓ-RURAL 2000? – Programa de Conservação de Recursos Naturais e Combate à Pobreza e ao Êxodo Rural através da Geração de Renda e da Promoção Social – Patrocinado pelo Banco Mundial e FAO, de 1995 a 1997; Consultor da Secretaria de Coordenação e Planejamento do RS – na discussão e debates sobre o Projeto RS 2010, tendo participado como debatedor tanto junto aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, como analista direto do Gabinete do Secretário do Estado, de 1997 a 1998; consultor da Secretaria da Educação do RS, junto à Superintendência da Educação Profissional (SUEPRO-RS), como Coordenador do Grupo de Trabalho para propor um Novo Modelo de Escola Agrotécnica no Estado, em 1998; consultor/assessor da Diretoria de Federação de Trigo e Soja do RS – FECOTRIGO – de 1995 a 1997; Consultor da Diretoria da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS – FECOAGRO, de 1998 a 2000, sendo responsável pela elaboração e execução do Projeto RedeAgro – a Intranet das Cooperativas; consultor de empresas e instituições ligadas ao agribusiness, desde 1993, tais como EMATER, FEE, Defer S.A, Defensa S.A, Moinhos Nordeste, diversas cooperativas singulares e outras. Atualmente é colaborador da Fundação Getúlio Vargas, em cursos de especialização e extensão em Agronegócios, realizados no país. Participou de mais de quinze cursos de atualização profissional no Brasil e no exterior, destacando-se um Curso Internacional sobre Economia Agroalimentar (120h), no Departamento de Agricultura y Medio Ambiente, SIA-DGA, Espanha. Além disso, participou de Feiras e Congressos na Holanda, França, Alemanha, Estados Unidos, México, Argentina, Coréia do Sul, Tailândia e Uruguai. (Texto informado pelo autor)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1919102532933859
Doutoranda do grupo de pesquisa Psicologia e Trabalho: Abordagem Experiencial da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui graduação em Psicologia pela Puccamp, Pós Graduação Latu Senso em Psicologia do Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Especialização em Administração de Recursos Humanos pelo INPG – Instituto Nacional de Pós-Graduação, Pós Graduação em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão de Negócios pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com o tema Liderança. Possui experiência como Gestora de Universidade Corporativa e de Projetos de Desenvolvimento Organizacional em empresas nacionais e internacionais, bem como docente em cursos de Pós-Graduação. Facilitadora do grupo de estudos de Liderança e Inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e membro das associações ABOP: Associação Brasileira de Recursos Humanos e CRIABRASILIS: Associação Brasileira de Criatividade e Inovação.
Sou um cara apaixonado por criação de soluções, conhecer pessoas e aprender com suas jornadas. Acredito que existem várias maneiras de se resolver um problema, onde a questão principal não é o certo ou o errado, e sim o que é mais viável e benéfico para todos.
———————————————————————————————————————————
Administrador, Pós Graduado em Gestão de Serviços pela USP, com Capacitação em Lean Seis Sigma pela Vanzolini, certificação BPM pela ABPMP e Formação em Inteligência Artificial pela DSA (Data Science Academy).
———————————————————————————————————————————
Experiência nas áreas de Projetos, Processos, Tecnologia, Operações e Gestão de Pessoas em empresas como Carrefour, Grupo Pão de Açucar, Centro de Diagnósticos Brasil, Qualicorp, Santander, Sompo Seguros, Liberty Seguros, AON, Mapfre Seguros e OMINT.
———————————————————————————————————————————
Tive a oportunidade de participar de 4 Startup Weekends, ficando em terceiro e primeiro lugar, em duas edições.
Também fui mentor em uma edição do Startup Weekend, em um Hackathon da Evolucional, no Engineering Hackathon da Wego/Unimax e no no NASA Space Apps COVID-19 Challenge.
Palestrei no Big Data Brazil Experience.
Com Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR, linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Especialização em Pesquisa Educacional, Didática do Ensino Superior, Magistério da Educação Básica/Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação. Pedagoga. Atuou na Educação Básica (regência de classe anos iniciais e sala de recursos, orientação educacional, capacitação de professores da rede estadual, curso de magistério. Membro da diretoria do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD – biênios 2007/2008, 2009/2010, 2013/2014. Atualmente é docente, pesquisadora e coordenadora do curso de licenciatura em Educação Especial/EaD no Centro Universitário Internacional UNINTER. Pesquisa temas relacionados à Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação e Tecnologias Educacionais.
Especialista internacional em Criatividade, Inovação e Estratégias. Ajudando empresas e pessoas a criarem novos produtos, serviços, e negócios no Brasil, Estados Unidos, México, Peru, China, Alemanha, Irlanda, Argentina, Chile, Espanha, Grécia, Guatemala, Itália, Austrália, Canadá, África do Sul. Criador da peça de teatro que ensina o processo criativo “MITOdoLOGIA®” (já apresentada em 13 países). Autor do livro” MITOdoLOGIA®, Pessoas e Empresas Criativas e Inovadoras”, e coautor de 6 livros editados no Brasil, na Espanha e no UK. Especialista, também, no desenvolvimento de treinamentos de alto impacto (exemplo: Comunidade de Aprendizagem em Eficiência de Energia Elétrica, já aplicado a mais de 100 municípios no Brasil. Todos com economias substanciais). Criador do projeto “Criatividade na Rua”, já aplicado na Guatemala e agora no Brasil. Mais de 30 anos de experiência profissional em empresas, especialmente no gerenciamento de projetos e empresa de tecnologia sensível (área de energia nuclear). Criador e fundador da ASSESPRO, Associação das empresas de informática no Brasil.
Tem consolidada atuação com terceiro setor, empresas privadas e governo, no Brasil e em cinco países (EUA, Índia, Guatemala, China e Cingapura), com relevante experiência em gestão e estratégia de projetos, cooperação técnica e relações institucionais/governamentais, atividades pelas quais acumula reconhecimento nacional e internacional.
Foi conselheira do Brasil no G20 China e na ONU para o High Level Political Forum, e compõe o Pacto Global no Brasil. Reconhecida pelo Governo do Estado de SP como Liderança, é Alumni do Departamento de Estado dos Estados Unidos, pelo American Council for Young Political Leaders, indicada ao Prêmio Cebds de Liderança Feminina em 2019 e uma das 36 finalistas do Prêmio ODS Pacto Global ONU nas categorias de Parcerias e SDG Pioneers.
Atua há mais de dez anos com metodologias ágeis e desenvolve programas com base em Teoria U, design thinking e outras ferramentas reconhecidas pelo mercado.
Graduou-se em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2009. Trabalhou em instituições e consultório particular. Em 2014 finalizou seu mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência na mesma Universidade, onde atualmente está cursando doutorado com final previsto para 2018. A linha de pesquisa que estuda é Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica, trabalhando com evidências de validade de instrumentos nas áreas de inteligência e criatividade. Um tema relevante em suas pesquisas tem sido o estudo das caraterísticas e do perfil de pessoas criativas em diversos contextos. Também possui curso de formação e especialização em Psicologia clínica pela APACP (Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa).
Psicopedagoga formada pela Universidade Vale do Acaraú,conclusão em 2006; Pós-graduada em Psicologia e Altas habilidades/Superdotação.UNIARA-São Paulo;Pós-graduanda em Orientação Educacional, Supervisão em Gestão Escolar. Faculdade Santa Fé,conclusão em 2006;Graduanda em Psicologia Universidade Mauricio de Nassau e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004). Com 20 anos de experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e letramento , Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva , Formação Continuada de Professores e Ensino Superior.Técnica da Superintendência da Área de Educação Especial,atuando como Coordenadora do Núcleo de estudantes com Características de Altas habilidades/ Superdotação-NEECAHS da Rede Municipal de Educação de São Luis;Formadora Estadual/Universidade Federal do Maranhâo-UFMA na ação do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa
Atua na área de Fisioterapia com ênfase em Ortopedia, Fisioterapia Desportiva, Geriatria e Tratamento da dor crônica. Na Psicologia tem experiência com Processos Psicofisiológicos e Criatividade. Professor Universitário e Diretor Acadêmico da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo e Instituição de Ensino São Francisco – UniMogi. Avaliador de cursos de graduação – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento do INEP.
Silvana Nader, formada em Professora de graduação e pós graduação. Membro da Diretoria e Conselho de entidades sociais . Sócia diretora da Mendes & Nader Comunicação e Responsabilidade Social, que atua há 27 anos no fortalecimento da reputação e relacionamento de organizações com seus públicos estratégicos por meio de Relações Públicas, Responsabilidade Social, Voluntariado, Assessoria de Imprensa e Mapeamento e Gerenciamento de Crises de Opinião para grandes marcas de segmentos diversos.
Possui graduação em Psicologia (PUC-RJ) , mestrado e doutorado pela University of Georgia (EUA) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies. Foi a fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) como também colabou na fundação e presidiu o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Recebeu vários títulos honoríficos em nível internacional e nacional: Creative Scholar (Estados Unidos), Personalidad Destacada en las Artes y Ciencias (Venezuela), Distinguished International Psychologist (Estados Unidos), Professora Honorária da Universidad Nacional Federico Villareal (Peru) , Menção de Honra em Avaliação Psicológica (IBAP-Brasil), Honra ao mérito pela Federação de Entidades de Psicologia. (Brasil). Participa na diretoria da International Testing Commission como representante do países Ibero-Latinos. Exerceu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.Presidiu o I e o II Congresso de Criatividade e Inovação. É editora chefe da revista Estudos de Psicologia (Campinas). Dirige o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicologicas na Pontificia Universidade Católica de Campinas, Suas linhas de pesquisa envolvem a construção de testes psicológicos e desenvolvimento de programas para as seguintes áreas: criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, liderança, altas habilidades, superdotação, temperamento e psicologia positiva.
Graduada em Licenciatura em Educação Artística na FAAP (1989), Máster em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela (1999), Mestre em Artes pela Unicamp (2004) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Trabalhou na Secretaria do Estado do Menor e da Cultura de São Paulo (1989 à 1994). Durante 20 anos foi docente na graduação e pós-graduação da FAAP, com cargos de gestão (chefias de departamento e coordenação de curso). Foi coordenadora de área do curso de Artes Plásticas e coordenadora do curso FAAP/UFP conducente ao Mestrado em Criatividade e Inovação em Porto, Portugal (2010 à 2014). Integrante do Instituto Avançado de Criatividade Aplicada Total e consultora na área. Autora dos livros “Criatividade e Inovação na empresa: do potencial à ação criadora” (2012), “Criatividade nos processos de coaching” (2013) e Intuição e Criatividade na tomada de decisões” (2017) pela Editora Trevisan. Atualmente é Professora Adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.
Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado sob o título;Teste de Criatividade Figural Infantil"). Pesquisadora produtividade nível 2 CNPq. Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Competências Socioemocionais, Psicologia do Esporte e Psicologia Positiva. Presidente passado da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis, 2014-2017), membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação (Conbrasd, 2018-2020) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Já formou 4 doutores, 17 mestres, orientou 28 projetos de iniciação cientifica e 11 trabalhos de conclusão de curso de graduação.
Psicólogo (ULBRA, 2008), Doutor em Psicologia (UFRGS; 2013) e Pós-doutorado como consultor de análise quantitativa de dados e psicometria (UFRGS, 2015). É membro egresso do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS), membro do Grupo de Trabalho (GT) “Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+) e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS). Atualmente é professor da Escola de Ciências da Saúde, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Compõe a linha de pesquisa Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica e é coordenador do Grupo de Pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental (ABES). Seus projetos de pesquisa organizam-se em três eixos: 1) construção e validade de medidas em bem-estar e saúde mental; 2) preditores e correlatos do bem-estar e da saúde mental; e, 3) métodos inovadores na pesquisa em bem-estar e da saúde mental. Possui interesse nas áreas de psicometria, bem-estar, saúde mental e ciência de dados.